segunda-feira, março 09, 2009

Clássico é clássico - e a história é sempre a mesma

Entra ano e sai ano, os clássicos continuam sendo jogos diferenciados. Em sua maioria absoluta os resultados sempre pendem pro mais fraco, ou que vem num momento pior.

O de ontem não foi diferente. O time do Palmeiras é bem superior ao rival, quase que em todas as suas posições. Além disso, mesmo com os vacilos na Libertadores, o time vem jogando bem, ganhando jogos com facilidade, mesmo tomando alguns sustos como na virada contra o São Caetano. Já o rival, vem apresentando um futebol fraco, sem muita criatividade e ganhando jogos mais na fragilidade dos rivais do que por méritos próprios.

Com tudo isso, passei a semana dizendo que o Palmeiras não ganharia. E estava certo. Depois de um primeiro tempo com ambos os times fazendo o tempo passar pra chegar logo a sombra da segunda etapa, o jogo ganhou emoção logo no início do tempo complementar. De cara um gol palmeirense depois de uma falha incrível do bom Felipe. O corintians saiu pra cima desordenado deixando um espaço enorme para o Palmeiras matar o jogo. E chances não faltaram. Só que como quem não faz toma... Na terceira chance que o Ronaldo teve, ele marcou. No momento em que a zaga palmeirense entregou o escanteio de graça, já deu pra imaginar o que estaria por vir. Bola levantada, Bruno sem saber o que fazer, Marcão cometendo um erro básico da marcação ao se preocupar com a bola (a menor)... caixa.

Confesso que não esperava a repercussão que o gol do Ronaldo causou. Todos ficaram felizes pelo gol e pela volta do craque, mas convenhamos, o resultado não foi lá muito bom para os corinthianos. Poderiam ter perdido inclusive a segunda posição caso o São Paulo não tivesse entrado com os reservas contra o fraco Mogi Mirim.
E a sina continua, já são 5 derbys sem vitória do corinthians e o aproveitamento em clássicos está indo de mau a pior. Se não me engano, são 3 vitórias nos últimos 23 jogos contra São Paulo, Santos e Palmeiras.

Uma coisa é certa, com Ronaldo a qualidade do time aumenta 200%. Inclusive isso motiva os demais jogadores. Que venha logo a semifinal para vermos se o Ronaldo vai realmente fazer diferença.