sexta-feira, dezembro 20, 2002

Esquema tático


Acho que sei qual o melhor esquema tático para se ganhar uma partida: ir pro "avafa".

quinta-feira, dezembro 19, 2002

Fim do jejum - Parte IV (e final)


A ficha
Estava falando com um amigo e ele perguntou se já tinha caído a ficha que o Santos não está mais na fila. Ele perguntou e já respondeu: isso não cai de imediato, mas sim aos poucos. E é verdade.

Vai ser estranho torcer pro Santos agora, muito diferente. A torcida terá uma mentalidade completamente distinta do que nos últimos tempos. Por um lado, ficará mais paciente: não exigirá de cada atleta que entrar em campo a solução para um problema de 18 anos. Por outro lado, teremos mais critérios. Não aceitaremos mais as "campanhas honrosas" com tanta complacência.

E muitas outras coisas virão aos poucos. Primeiro, acho que teremos um espaço igual ao "trio de ferro" na imprensa - e, se deus quiser, essa expressão vai sumir do mapa. Por um bom tempo as camisas do Santos pipocarão nas lojas, e vai ser difícil acontecer o que sempre acontecia nos bailes: o cantor, pra animar a galera, puxava um "cadê os corinthianos", "cadê os palmeirenses", "cadê os são-paulinos", e parava por aí.

Até segunda ordem, mas por um prazo não muito longo, o Santos F.C. está de volta. Respeitem a gente.

Vou ver se mudo de assunto um pouco agora. Mas esquecer esse título vai ser difícil.

Pontos Corridos


Se a Globo não falar mais alto como sempre faz, o campeonato brasileiro do ano que vem deve mesmo ser de pontos corridos (série A e série B). Eu sempre quis que os campeonatos tivessem pontos corridos, mas se me perguntarem hoje se eu gostei da idéia, a resposta é não. Pensando melhor hoje, acho que gostava dessa idéia porque na época que se discutiu e tentou-se fazer campeonatos desse tipo, o Palmeiras tinha um puta timaço e facilmente ganharia qualquer competição do gênero, como foi o caso de 94 e do "quase" pontos corridos de 96. Mas não é por isso que deixei de considerar essa idéia como boa. Mas sim pelo fato de naquela época eu não assistir tantos jogos quanto assisto hoje. Entre 93 e 96, eu assisti menos de 10 jogos. Hoje assisto duas vezes isso por ano. E o que isso tem a ver com o campeonato ser ou não pontos corridos? Tudo!!! Dessa forma, não teremos mais os jogos mata-mata das fases finais, que são disparados os melhores jogos pra se assistir. Estádios cheios, jogos decisivos, como qualquer torcedor que acompanha bem seu time gosta.
Imagina meu time por volta da oitava colocação na tabela faltando quatro rodadas para o término da primeira fase. A essa altura você fica muito apreensivo em seu time se manter na briga pela classificação e então poder até chegar na final. Já com o campeonato de pontos corridos, você já terá consciência que o título seria quase impossível (o que não implica de forma alguma em deixar de assistir aos jogos).
Bom, mas mesmo pontos corridos já tenho uma idéia de como vai ser:
"Vamos sair de balada hoje Fabrício?"
"Você está louco? Hoje temos jogo de seis pontos contra o Joinville e se ganharmos assumimos a liderança da competição, tendo apenas que ganhar do Caxias e CRB em casa e empatar com o Jundiaí no interior pra ficar com o título."

quarta-feira, dezembro 18, 2002

Fim do jejum - Parte III


Eu merecia

Na boa, perdoem o egocentrismo desse post, mas é verdade. Sem dúvida, eu acho que merecia muito que meu time fosse campeão.

Meu, sempre coloquei o Santos F.C. como uma das coisas mais importantes da minha vida – senão logo A mais importante. Agüentei gozações a vida inteira, segurei a bucha por muito tempo vendo meu time desfilar “craques” em campo como Baez, Caio, Dodô, etc..

Derramei lágrimas pra caramba por causa desse time. Passei aperto, gastei muito dinheiro indo pros estádios, e com o pedágio na Anchieta. É, torcedores dos times da capital não têm essa despesa.

E muitas vezes rolava uma sensação estranha. O que eu ganho com toda essa dedicação, com esse modo de vida? É foda.

Por outro lado, me irritava ver algumas pessoas que não dão o mínimo valor ao futebol comemorando títulos. As mesmas pessoas que num dia me falavam “meu, futebol é besteira, não sei como você liga tanto pra isso”, no outro chegavam “aí, você viu o timão campeão?”.

Foi foda conviver com tudo isso.

Então agora eu tô com tudo. Chato, pentelho, campeão. E merecido.

terça-feira, dezembro 17, 2002

Organizadas


Não tinha prestado muita atenção logo de cara, mas após ver uma discussão num site percebi uma coisa. Não sei se vocês perceberam, mas a Torcida Jovem do Santos estava com as suas faixas (as antigas, com o nome da torcida) no morumbi domingo assim como a gayviões já fazem há um bom tempo devido uma liminar. Além disso, parece que a Sangue Jovem já vinha podendo levar suas faixas desde o jogo contra o São Paulo no morumbi.
Será que aos poucos estão liberando a volta das organizadas? Tomara que sim.

segunda-feira, dezembro 16, 2002

Fim do jejum - Parte II


O Pôster

Lá pelos 11, 12 anos, queria decorar meu quarto. Via nos quartos dos amigos pôsteres grandes de surf, bandas, mulher pelada... e queria coisa igual pro meu.
Até coloquei umas coisas na parede do quarto, mas o melhor espaço eu deixei vazio. “Esse é para o pôster do Santos campeão”, pensei, “demore o que demorar”.
E o tempo passou, e pra caramba. Vieram os títulos do Rio-SP e Conmebol, e eu até coloquei aqueles pôsteres na parede. Mas, ciente do baixo valor daquelas conquistas, os tirei rapidamente de lá.

Mas em 2002 a coisa foi diferente. Somos campeões! De verdade, de um torneio de verdade, ACABOU A FILA!

E hoje, 16/12/2002, realizei um sonho de criança: coloquei um pôster do meu time campeão na parede. No lugar que estava reservado desde meus 11 anos.

Ainda tenho muito o que escrever. Mas vai aos pouquinhos mesmo.

Previsões


O Palmeiras ficará uns 10 anos na segunda divisão. Até chegar o dia que o corinthians cair pra segunda divisão também. Daí ganhamos a segundona em cima deles e voltaremos pro nosso lugar!!
Obrigado corinthians por participar das maiores alegrias que alguém pode ter na vida. A alegria de ver o time sair de uma fila em cima de vocês. Porque tenham certeza, sair da fila é melhor que qualquer libertadores, mundial ou afins. E esse gostinho vocês nunca vão ter.

Fim do jejum - Parte I


Bem, vou tentar, com míseras palavras descrever como foi meu dia de ontem, meu dia de Campeão.

Primeiro, só uma coisa fundamental: foi o melhor dia da minha vida. 15/12/2002, pra sempre, pra história.

Assisti o jogo tenso o tempo inteiro. Esperando o pior acontecer. E ele não acontecia. Quando Robinho sofreu o pênalti, comecei a pensar que as coisas dariam certo. Ele fez o gol, e vendo o título muito, muito perto comecei a chorar...

Acho que o momento que mais me deu confiança no título foi a já antológica sequência de defesas do Fábio Costa. Pensei: “essas bolas sempre entram contra o Santos. Se não estão entrando hoje, é que está dando tudo certo”...

Mas aí veio a virada analfabeta. E o pânico. E a lembrança de 2001. E a certeza que tudo ia pro saco, que não seria dessa vez, que teríamos mais tempo de fila.

Surpreendentemente não foi assim. O Santos empatou e virou. Quem ia por fé nesses gols no finalzinho? Foda-se tudo!

Depois continuo escrevendo sobre isso. Ainda tenho muito o que falar.

É Campeão, o retorno


Bom, tive problemas ao mexer no blog e sem querer apaguei meu último post "É Campeão". Mas vou recolocar do que se tratava. De toda a emoção de ver os garotos campeões. Palmeiras 4x1 Guarani. Palmeiras campeão Paulista de Juniores!!