quinta-feira, janeiro 05, 2006

Prêmio Charles Miller

Melhores e piores de 2005.

Melhor jogador: Ricardinho. Óbvio que se Robinho tivesse ficado o ano inteiro, seria ele, né? Mas como saiu, e por falta de opção, voto no Ricardo.
Pior jogador: Não vou escolher um nome, mas sim um trio: Henao, Léo Lima e Tcheco. São três caras que chegaram no clube e trouxeram certa esperança, mas viraram motivo de piada.

Melhor jogo pela TV: Santos 4x2 Corinthians. Aquele apitado pelo Edílson e anulado pelo Zveiter. Giovanni deu show e o time iludiu todo mundo...
Pior jogo pela TV: Santos 0x2 Atlético-PR. Ali acabava a Libertadores, a "era Robinho", as esperanças, as alegrias, e mais um monte de coisas... (vale ressaltar: eu não vi os 7x1 na íntegra, por isso eles não entram aqui)

Melhor jogo no estádio:Santos 4x3 Figueirense. Último jogo do Robinho na Vila. Um primeiro tempo mágico, acho que o Santos de Pelé jogava naquele jeito. Meus olhos chegaram a lacrimejar em alguns momentos.
Pior jogo no estádio: Santos 2(2)x(4)1 Fluminense. Pela Sul-Americana. Mais do que pela eliminação, esse jogo me frustrou pelo seguinte: deu pra ter certeza, ali, que o Santos tinha um time MEDÍOCRE para o resto do ano.

Melhor momento extra-campo: Apesar de ser um fato aguardado, previsto e que até minha mãe sabia, a saída do Robinho continua sendo foda de digerir...
Pior momento extra-campo: Reeleição de Marcelo Teixeira.

Melhor momento "extra-Santos": Uma das únicas alegrias futebolísticas que tive em 2005, a eliminação do Corinthians pelo Figueirense na Copa do Brasil. Valeu, Clebão!
Pior momento "extra-Santos": Porra de Liverpool. Ou melhor, porra de Palmeiras que não eliminou o São Paulo na Libertadores e acabou com a graça ainda no meio do ano.

Previsões para 2006

1- Santos e Palmeiras fecham a temporada com títulos. Não necessariamente a Libertadores, pode ser um Paulistão pra um, uma Sul-Americana pra outro, mas que sai uma taça, sai.

2- Se Luxemburgo ficar toda a temporada no Santos, ele sai no fim de 2006. Não chega a 2007.

3- Isso porque ele vai assumir a seleção brasileira após a Copa.

4- Falando em Copa... putz, o Brasil nunca foi tão favorito, caramba! E vai ser o campeão, pronto, tá feita a minha aposta. E o craque vai ser o Kaká.

5- Mais Copa: vai ter como sempre, uma surpresa fazendo alguma gracinha, mas nada de ser campeão ou finalista. A final deve ser entre Brasil e Alemanha mesmo.

6- O São Paulo não leva a Libertadores esse ano. Mas algum brasileiro leva.

7- O Corinthians não vai ter um ano excelente - mas também não vai ser uma temporada de crises. Antônio Lopes não cai tão cedo.

8- O Grêmio vai mostrar a que veio no Brasileirão. Não briga pelo título, mas vai ficar próximo da vaga pra Libertadores.

9- No rebaixamento, dessa vez não cai nenhum grande (até porque caem só dois times).

10- E na Série B, o Atlético-MG sobe. Na C, o Bahia sobe e o Vitória não.

11- O Grêmio Barueri sobe pra elite do Paulistão; São Bernardo FC e Esporte Clube Osasco permanecem na A3.

12- O Barcelona não leva a UCL. Nem Milan e Liverpool. Aposto na Juventus.

13- Mais uma vez, nada de revelações bombásticas, tanto aqui quanto no exterior.

Análise das previsões para 2005

1- O ano do Santos vai ser feio, muito feio. Nada de títulos, o Oswaldo de Oliveira não completa nem um semestre no cargo e, no Brasileiro, uma campanha sem graça, com um 11º lugar ou coisa parecida.

Modéstia à parte e, infelizmente, essa foi quase perfeita! Só não foi "melhor" porque o Santos acabou o Nacional em 10º, e não em 11º. Mas dá na mesma...

2- O Paulistão é do Corinthians. Mas o Tevez não vai jogar muita coisa não. E eles também não vão longe no Brasileiro.

Errei tudo. Tevez jogou bem, eles não ganharam o Paulista, mas o Brasileiro...

3- Ainda falando do Brasileiro, acho que nesse ano o título não vai pros paulistas. Tenho um pressentimento que alguém do Rio vai incomodar, ficando entre os 4 primeiros. Aposto no Fluminense.

Título paulista e nenhum carioca entre os primeiros. Fluminense pipoqueiro!

4- E a média de público do Brasileiro vai ser melhor que a de 2004 - mas que a de 2004, ficando em segundo lugar entre as piores.

Tivemos uma média de público boa, a melhor desde 1999... mas turbinada artificialmente com a promoção da Nestlé. Sinceramente, é meio mentirosa para estatísticas.

4- Libertadores da América... faço o mesmo palpite do ano passado. Nenhum brasileiro leva e a melhor campanha será do São Paulo.

Merda. Bem, acertei que a melhor campanha seria do São Paulo...

5- Craque do ano. No Brasil, Petkovic (se ficar no Flu mesmo); no mundo, Henry.

Errei, errei. O Pet até jogou bem no Flu, mas não foi "craque do ano". No mundo, o Henry teve uma temporada bem apagada...

6- Teremos mais um ano de revelações pífias. Nenhuma vai entrar na história do futebol.

Essa eu acertei, né? Rafael Sóbis jogou bem e tal, mas revelação "pra história" não pode se usar pra ele, ao menos por enquanto.

7- Na Europa - e no resto do mundo, aliás - as zebras vão tirar uma "folga", depois do grande trabalho que tiveram em 2004. Juventus ou Barcelona levam a UCL.

Hum... não tivemos tantas zebras como em 2004, mas rolou coisa diferente sim. O Liverpool, apesar da camisa, pode ser chamado de zebra; e no Brasil, quem fez a festa foi o Paulista de Jundiaí.

8- Eleições no Santos FC... vai ser eleito o Marcelo Teixeira ou o candidato dele, infelizmente.

Pois é, mais dois anos de MT...

9- Não irei em muitos jogos. Acho que será o ano com menos partidas desde 2002.

Infelizmente, foi isso mesmo. Espero recuperar a média em 2006.

10- Seguindo o que falei sobre as zebras, aponto: nenhum grande será rebaixado.

Muita gente previu algo mais catastrófico, com o rebaixamento de dois ou três grandes; eu falei nenhum, e também errei. Taí o Galo que não me deixa mentir...

quarta-feira, janeiro 04, 2006

Terminando a análise

8- O Vágner Love vai pra algum time Espanhol ou Inglês e será campeão.

Errei. Ele continua no CSKA. Aliás, fez o time ser campeão da Copa da UEFA e esse ano deu o Campeonato Russo pro time. Eu imagino que ele já deva ser o maior ídolo da história do clube.

9- A seleção vai terminar o ano atrás da Argentina nas eliminatórias. Mas claro, foda-se.

Errei, acabamos em primeiro na última rodada. Mas claro, foda-se.

10- Acho que não teremos grandes revelações este ano. Aposto que o craque do ano será algum jogador já conhecido e que será de um time de São Paulo.

Errei. Rafael Sóbis apareceu como revelação a meu ver. Tevez já era carimbado.

Detalhe que eu não dei palpite pro Brasileiro. E já imaginam como eu estou puto: falei que os gambás seriam campeões no Paulista e na Copa do Brasil. Faltou a secada do Brasileiro.

Destaque pra lambança do Zveiter e o título mais xoxo da história.