quinta-feira, junho 26, 2003

Não sei...


o que é mais ridículo: a petulância do time do Santos que ainda não entendeu o que é um jogo de libertadores e acharam como falaram que ganhariam quando queriam, ou os corintianos soltando fogos depois do jogo de ontem.
Mas lembrem-se de uma coisa: ainda tem outro jogo.

terça-feira, junho 24, 2003

Libertadores


O bom (ou ruim) de uma final de libertadores é a lembrança do título de 99 do Palmeiras. Mas acho que o que faltou pros santistas foi uma chegada mais difícil na final como nós tivemos na época. Devem concordar que todos os jogos eram sempre fáceis e a certeza de classificação santista era enorme. Mas isso não importa, o que importa é o título. E acho que aí está o principal motivo do Santos ter problemas nesta final. É o primeiro time que tem tradição que eles enfrentam. E bota tradição nisso. Creio que se o Santos tivesse pego um time mais forte antes, estaria mais preparado para uma eventual derrota no primeiro jogo. Lembram do corinthians invicto na final do paulista de 98? Só perdeu um jogo pro São Paulo na volta do Raí e perdeu o título. O mesmo em 93 quando foram praticamente eliminados pelo Vitória do brasileiro e com o Palmeiras ao perder pro Bragantino no Paulista de 90. Uma derrota quando se está invicto pesa muito.
Nessa libertadores errei todas as minhas previsões. Achei que o corinthians eliminaria o River, o Santos perderia a semi-final e o América de Cali eliminaria o Boca (além disso errei mais: não esperava eliminações de Deportivo Cali e Racing também). Pra falr a verdade acertei um palpite apenas, que o Boca eliminaria o Paysandu na volta em Belém. Agora na final não vou fazer diferente e vou opinar. Na minha opinião o Santos perde nos penais no Morumbi depois de dois empates.

Palmeiras x Palmeiras


Ao final do jogo do Botafogo o que se viu foi algo lamentável na arqubancada. Enquanto parte da torcida (não organizada) começou a xingar o Mustafá, a Mancha Verde passou a fazer refrãos idiotas. Cantaram "não é mole não... só torce pro Palmeiras quando ele é campeão". Que ridículo! 28mil pessoas num estádio num jogo da segunda divisão e eles falam uma asneira dessas? Se retrataram no fórum de seu site dizendo que erraram mas mesmo assim ficou bem feio. Gosto muito da Mancha e de atitudes dela, como a festa dos 10 anos do título de 93 por exemplo, e como é nítido como ela sempre comparece nos jogos , mas é irritante como parte dela se acha mais palmeirense que os outros.

Palmeiras x Botafogo não é clássico


Não consigo considerar jogo contra times de fora do estado como um clássico. Os que passaram mais próximos disto foram o Grêmio em 95 e 96 e o Cruzeiro em 98/99/2000. De resto é um jogo como qualquer outro. Que me desculpe o Olavo, mas clássico mesmo é Palmeiras x corinthians. Depois Palmeiras x São Paulo. E fica por aí. Talvez agora com o Santos de volta aos títulos, isos mude um pouco, embora precisamos sair da segundona também pra nos encontrarmos mais vezes.
Bom, mas vamos voltando ao assunto do post, o jogo com o Botafogo. Foi um jogo de dar sono. Dos piores que já vi em termos de emoção. Nada de situações de gol de nenhum lado. Legal só que o estádio estava lotado. Aliás, 15mil contra mogi e 28mil contra Botafogo e seguimos com maior média de público de qualquer time da série A se nào me engano.
O Palmeiras jogou muito mal mas minha expectativa de um ogo difícil não se confirmou. Esperava uma partida tipo 3x2, ou 2x2, mas não foi nada disso. Ninguém criava nada. O Botafogo estava lá pra apenas marcar 9embora no final do jogo quase tenha chegado ao gol num único lance de perigo) e o Palmeiras esbarrava na marcação.
De ruim apenas o juiz que fez uma arbitragem horrível. Expulsou o lateral do Botafogo justamente no primeiro tempo mas achou que tinha feito lambança e amarrou o jogo depois disso. Estava nitidamente prejudicando o Palmeiras compensando a expulsão com inversões de faltas. Além disso queria de qualquer jeito expulsar alguém do Palmeiras e quando conseguiu, voltou a apitar normalmente. Cheguei a temer por invasão de campo. A torcida estava realmente muito puta com ele.
No final do jogo acho que o empate foi justo e ficou até bom, pois poderíamos ter tomado um gol por volta dos 40min que o Marcos salvou.
Mas a história tem se repetido desde o ano passado: se a torcida vai em peso (mais de 20mil) o Palmeira não ganha.

O assaltante


Nas últimas partidas tenho acompanhado muito o volante Marcinho do Palmeiras. Inclusive nos jogos tenho ido com um amigo (o André da Cíntia, Olavo) e temos comentado sobre isso. Impressionante o tanto de desarmes que ele faz por partida. Acho que é melhor que o Amaral no auge da carreira dele pelo verdão quando chegou à seleção (aliás lembram de uma vitória brasileira em cima da Argentina em Buenos Aires que ele jogou muito? No dia um comentarista da Globo ou senão o próprio Galvão disse que na copa de 98 seria Amaral e mais 10). E além de tudo ele não erra passes. Muito bom jogador. Na minha opinião, o melhor do time nesse Brasileiro da série B. Destaque também pro artilheiro Vágner (que não fez muito contra o Botafogo) e pro lateral Alessandro. Pra mim melhor lateral de todos os que jogaram nessa posição depois do Arce.

Palmeiras x Mogi Mirim


Depois de um bom tempo consegui dar uma sossegada do trampo pra poder postar os relatórios que estou devendo.
Contra o Mogi o Palmeiras fez a melhor partida até agora no campeonato. Dominou o jogo todo, não sofreu a mínima pressão e podia ter feito mais que 5.
Pra variar fiz a rotina padrão: comprar ingresso antes, e parar o carro no estacionamento do West Plaza, o que dá um gasto de 8$$ para um jogo. Bem razoável.
O engraçado do jogo foi a torcida indo embora uns 15 min antes de terminar o jogo (quando estava 3x0). Não foi devido ao time estar mal ou coisa do gênero, mas sim por causa do frio. Uma queda de temperatura muito curiosa no segundo tempo. Passei um frio do caramba, só dando uma esquentada no final com os dois últimos gols. Aliás, o jogo ia ter 3 minutos de acréscimo e aos 47min20seg o Mogi tava com a posse de bola no ataque. Pensei comigo: "dá tempo de mais um". Num deu outra, tomamos a bola, lançamento pro Alessandro que cruzou pro Vágner fazer 5x0 em cima da hora.
Este jogo serviu pra mostrar que a molecada é boa. Um medalhão ganhando horrores só vai prejudicar o grupo.

O bom é que entrávamos na zona de classificação, que é o que interessa.

IBOPE maior ou não?


Não sei se é pelo fato de eu ser santista, ou uma impressão nada a ver, mas... me parece que essa final da Libertadores com o Santos está tendo muito, mas muito mais repercussão do que as que o Palmeiras jogou.

E nem falo só de imprensa, mas também das pessoas, dos comentários. Sei lá, a final do Santos é o assunto maior do futebol de agora, e as do Palmeiras (em especial a de 2000) não tinham esse Ibope todo.

É só uma impressão? Opiniões isentas, de corinthianos e são-paulinos, são bem vindas.

domingo, junho 22, 2003

Só pra compartilhar


Por ter viajado durante o feriado, não pude ler meus e-mails com frequência. Só fui lê-los hoje, 4 dias depois do jogo que nos levou à final da Libertadores.

E aí leio a mensagem de um amigo, comentando o momento do Santos: "é a melhor coisa do mundo ver a razão da minha vida nesse estado de graça".

PQP, o cara não poderia expressar melhor o que estou sentindo.

Não pude segurar as lágrimas vendo a mensagem, me peguei chorando em frente ao computador.